Para a grande maioria das pessoas, a melhor oportunidade de adquirir um bem de grande valor, é recorrendo ao financiamento ou aos empréstimos. Entretanto, a incidência de juros sobre esses valores pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Afinal, juros muito altos tendem a desequilibrar o nosso planejamento financeiro.
Nesses casos, o ideal é analisar como está sendo feita a cobrança desses juros. Porque, em alguns casos, eles podem ser abusivos, o que é considerada uma prática ilegal. Consequentemente, o valor emprestado pode se multiplicar muitas vezes, tornando impossível o pagamento.
Sem nenhuma dúvida, juros muito altos, quando aplicados sobre a contratação de empréstimos e financiamentos, podem levar o contratante à inadimplência. Com isso, uma série de problemas podem se desenvolver, entre eles a negativação do nome de quem solicita esse auxílio financeiro.
Portanto, se você está passando por essa situação, de sofrer para pagar financiamentos e empréstimos muito mais altos do que o imaginado, talvez seja a hora de analisar friamente. Será que esses valores tão altos não são abusivos?
Acompanhe o nosso artigo e tire essa dúvida definitivamente.
O que são juros e por que são aplicados sobre empréstimos?
Os juros são valores cobrados sobre qualquer tipo de movimentação financeira. Para explicar de um modo bem simples, eles são inseridos sobre empréstimos e financiamentos, como uma garantia extra procurada pela instituição, de modo a se precaver de possíveis casos de inadimplência.
Ou seja: quando os juros são calculados sobre um empréstimo, está sendo considerada a possibilidade de você não pagar o combinado. Logo, eles tentam garantir que receberão o máximo possível do valor emprestado, antes que as parcelas comecem a atrasar e, consequentemente, que o pagamento não seja feito de modo completo.
O que determina o valor do juros que será incidido sobre o contrato de empréstimo, variam de instituição para instituição. Normalmente, cada casa tem a sua taxa de juros fixada, determinando qual será o valor cobrado sobre o valor emprestado. Porém, também há fatores externos, como o score do próprio cliente, que também ajuda a determinar quais as reais chances de inadimplência.
No entanto, mesmo quando esses valores estão acordados, é possível que a incidência dos juros se torne maior do que o normal. São os casos de anatocismo, o famoso “juros sobre juros”, onde os custos vão se sobrepondo, de modo que o valor final do empréstimo se torna cada vez maior.
Indicativos de que você está sofrendo com juros abusivos
Verifique as seguintes questões:
- Depois de somar todas as parcelas do empréstimo e financiamento, o valor final é extraordinariamente maior do que o contratado. Se quiser ir além, faça uma análise sobre a diferença e verifique qual foi a incidência dos juros;
- A taxa de juros é determinada pelo BACEN e você pode consulta-la online, de acordo com o empréstimo que solicitou. Há diferença em aplicação de juros, dependendo de qual é a contratação. Por exemplo, financiamentos de imóveis sofrem taxação diferente do que de empréstimos consignados. Verifique qual é a taxa de juros sobre o empréstimo que solicitou. Se estiver maior do que o determinado, são juros abusivos.
Compreendi que são juros abusivos. O que fazer agora?
Como dissemos anteriormente, cada instituição financeira pode determinar qual será o seu fator de juros sobre empréstimos e financiamentos. Entretanto, se a incidência dos juros está te lesando como consumidor e se existe a chance de você ser prejudicado por elas (como a negativação do nome, por exemplo), é seu direito pedir uma revisão do contrato do empréstimo.
Com isso, a instituição será obrigada a revisitar o contrato e, caso fique clara a incidência de juros abusivos, algumas ações podem ser tomadas. Se você está com dúvidas sobre as taxas praticadas no seu contrato de empréstimo ou se já verificou a existência de juros abusivos, entre em contato conosco.
A LifeCredit pode te ajudar a solicitar a revisão do seu contrato e, com isso, minimizar o peso das parcelas do seu empréstimo ou financiamento. Não sofra mais! Contate-nos agora mesmo!