financiamento de veículo
financiamento de veículo

O financiamento de veículo pode ser transferido para outra pessoa?

Uma dúvida comum entre as pessoas é a transferência de uma dividida ativa, ainda mais quando trata-se de um financiamento de veículo. Pois muitas vezes é feita a compra do bem e por inúmeras razões é necessário passar o débito para outra pessoa.

De acordo com órgãos públicos, os brasileiros fazem cada vez mais financiamentos. O teto estipulado de 5 milhões já foi ultrapassado, ou seja, os brasileiros estão cada vez com mais despesas.

E esse aumento é derivado da compra de carros novos e usados. Visto que, mesmo após a compra e a posse o financiamento fica pesado no bolso até precisar transferir a despesa.

 

Como transferir o financiamento de veículo para outra pessoa

 

Para usar desse artifício é preciso estar de acordo com os requisitos. Sendo que uma pessoa física só pode fazer a transferência para outra pessoa física. Ou seja, uma pessoa física não pode transferir o financiamento para uma pessoa jurídica, como uma pessoa jurídica também não pode passar o financiamento para uma pessoa física. A pessoa jurídica pode transferir apenas para outra pessoa jurídica e vice e versa.

Para isso, pode haver exigências bancarias para a transferência do financiamento de veículo, como a quitação de algumas parcelas.

É necessário para dar continuidade nesse processo, é preciso saber para qual pessoa será passado o financiamento. Deverá ser apresentado os documentos da pessoa que irá ficar com o veículo, para a conclusão da transferência os automóveis não serão aceitos veículos com cobranças e impostos a pagar, como débitos em atrasos.

 

Transferência de financiamento de veículo sem o credor saber

 

Essa prática é conhecida como contrato de gaveta. Ela é ilegal e pode gerar problemas no futuro para ambas as partes. Pois a pessoa que receber a transferência do financiamento de veículo não ficaria com a sua posse, no caso o automóvel e não saberá que aderiu a algum bem. Desta forma, quaisquer débitos como multas e impostos serão encaminhados para o seu endereço.

 

 

Transferir o financiamento de veículo porque não consegue pagar

 

A opção de transferir o financiamento de veículo surge quando não consegue-se dar continuidade no pagamento das parcelas. Caso esse seja o seu problema, entre em contato com o seu gerente para uma renegociação de parcelas, pois muitas instituições financeiras estão abertas a essa modalidade.

Após o primeiro contato, provavelmente a financiador irá mandar uma contraproposta com alterações no valor e nos números das prestações. A também há possibilidade de averiguar se a juros abusivos no seu contrato de financiamento, para isso é feito a análise de todas as cláusulas para encontrar alguma irregularidade.

Uma vez identificado, você pode entrar com uma ação revisional. Esta ação em especifico reduz as suas parcelas tirando os juros abusivos, o que levará a você a pagar somente o justo nas parcelas de seu carro.

 

Para mais informações entre em contato conosco da Life pelo WhatsApp, através do número 11 94023-8725.

Ou ligue gratuitamente para o número 0800 608 1040 e fale com um de nossos consultores. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 17h.

0800 608 1040