Protesto é um ato formal que destina-se a confirmar a inadimplência de uma determinada pessoa, independente da nomenclatura de física ou jurídica, a mesma está sendo cobrada por um pagamento que não houve o débito para o reclamante.
O que é e como pagar protesto?
Inseridas em duas categorias, sendo a primeira é provar publicamente o atraso do devedor; e a segunda função é resguardar o direito de crédito.
Quando uma empresa protesta um título, quer dizer que ela registrou em cartório de protesto, que, não recebeu o débito. Ou seja, o protesto como nota promissória, cheque ou duplicata, por meio de notificação na justiça, afirma que o pagamento de uma dividida não foi feito e o devedor fica com o nome sujo.
Diferença entre protesto e negativação
A negativação é um processo mais rápido, com menos burocracia e menor custo. Porém, há uma desvantagem, a negativação prescreve no prazo de cinco anos, independente se à dívida foi quitada ou não.
Já o protesto, não há prescrição, o nome da pessoa é vinculado à dívida até a mesma ser quitada – o processo é um pouco mais caro e exige serviços de um cartório especializado.
O que fazer quando o nome estiver em protesto
O primeiro passo é fazer uma certidão, sendo ela um documento que traz os dados de quem protestou. Para ter em mãos o documento é necessário ir até o cartório em qual seu nome foi citado e apresentar o RG e CPF para retirar a certidão.
Em situações de não saber onde foi feita a ocorrência, é preciso fazer uma consulta direta pela agência do Serasa.
Como limpar o nome protestado
É fundamental pagar à dívida, caso não pague seu nome continuará sujo. Por meio de negociação pode-se abaixar o débito, a agências autorizadas para fazer este tipo de negociação, como nós da Life Credit – para saber mais pode entrar em contato conosco por meio de Whatsapp 11 94023-8725 ou pelo SAC 0800 608 1040.
Após de quitado o débito, é imprescindível ter o comprovante e reconhecer firma em cartório, para assim comprovar que foi pago e desvincular o nome da dívida, ou seja, limpar o nome.
Após todo processo, volte ao cartório de origem e mostre a documentação. Preste atenção! O serviço pode ser cobrado, o valor varia de cada localidade. O desfecho fica por conta do cartório informar o SPC e o Serasa, para encerrar o protesto.