contestação
contestação

Por que fazer uma contestação e para que serve?

Contestação no dicionário jurídico é uma peça de resposta do réu, o qual ele pode replicar aquilo que lhe foi referido. Ou seja, é o meio que o acusado contrapõe-se aos pedidos formulados inicial, deve-se concentrar todas as manifestações de resistência à pretensão do autor.

 

Os argumentos de origem relacionam-se à ausência de alguma formalidade exigida e que não fora cumprida inicialmente.

 

O documento apesar de ser objetivo, é extremamente complexo. Nele é preciso constar toda a defesa do acusado, para assim resolver a sua participação do caso.

 

Para simplificar a contestação é a resposta de alguém que foi acusado – pode ser por diversos motivos. E quando isso acontece é preciso defender-se perante a um juiz, por meio da contestação. Os meios usados para tal são: defesa indireta, direta ou mérito.

 

– Defesa indireta: em base dos argumentos, os quais depende a gravidade, pode ocasionar o fim do processo antes mesmo de ser magistrado.

– Defesa direta ou mérito: Os aspectos materiais relacionam-se o conteúdo que o autor reivindica.

 

 

Resposta a contestação

 

 

Ao receber uma intimação como é conhecido o ato de receber uma citação, o acusado deverá comparecer até o local determinado e apresentar a sua defesa, o que é chamado de contestação.

 

A defesa pode ocorrer por meio de embargos à execução, impasses de terceiros, ou impugnação. As nomenclaturas podem-se alterar de acordo com o rito ou mesmo de acordo com o processo.

 

A resposta do acusado em processo civil, deve ser apresentada em até 15 dias, já em processo penal, por sua vez, estabelece o prazo de 10 dias. Se possível, considere uma solução amigável, que, em regra, é a solução mais simples, rápida e econômica. Mas, se não for o caso continue à defesa em juízo.

 

 

Contestação em outras atividades

 

 

Em qualquer âmbito o qual obtiver uma intimação, ou até mesmo requerimento para pagar uma dívida, pode-se fazer uma contestação. Para isso, terá que escrever a sua defesa e encaminhar para o órgão responsável. Recomendamos que após fazer a contestação ela seja acompanhada para um profissional da área.

 

Nós da Life Credit, auxiliamos todo este trabalho, entramos com a defesa sobre alegação e lhe damos todo o auxilio necessário durante o processo.

 

Para mais informações entre em contato conosco pelo WhatsApp, através do número 11 94023-8725.

 

Ou ligue gratuitamente para o número 0800 608 1040 e fale com um de nossos consultores. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h.

0800 608 1040