Se você se endividou com as parcelas do seu carro é comum se preocupar com a busca e apreensão do veículo. Quem decide por financiar um veículo precisa prestar muita atenção ao contrato e ter muita segurança de que conseguirá arcar com as parcelas do financiamento sem maiores dores de cabeça. Caso contrário, com o atraso de uma única parcela, o banco ou financiadora já pode dar entrada no pedido de busca e apreensão do bem. É uma prática comum do mercado que isso aconteça apenas a partir da terceira parcela em atraso. Mas atenção, isso é um costume praticado, e não a regra.
Por isso não espere até sua dívida virar uma bola de neve. Saiba exatamente como fazer para saber se o seu veículo está com busca e apreensão, e como resolver esse problema.
Consulta em casos de financiamento com Alienação Fiduciária
Esse é o formato de financiamento mais usado. Aqui, o automóvel ficará alienado como garantia do pagamento da dívida. Isso é para o caso de o comprador não cumprir com o pagamento das parcelas. Outro fato importante sobre esse tipo de financiamento, é que o veículo só passa para o nome do comprador após a liquidação total da dívida. Enquanto isso, o bem permanece no nome do banco.
Para consultar se há alguma ressalva a respeito da alienação fiduciária, o site do Detran do seu estado é um bom recurso. Basta acessar www.detran.sp.gov.br (substituindo “sp” pela abreviatura do estado em que o veículo está documentado).
Busca e apreensão de carros comprados por terceiros
Caso o veículo tenha sido comprado de terceiros e financiado pelo banco ou financiadora, é possível consultar qualquer informação sobre a busca e apreensão no site do Tribunal de Justiça do seu estado. Nesse momento você vai precisar estra com algumas informações em mãos, como o nome do proprietário.
Como contornar a situação?
Falar com um especialista é mais indicado. A Life Credit está à disposição para analisar a sua situação e te apresentar a melhor solução. Entre em contato e converse com nossos especialistas.