Com toda crise em que atravessamos hoje, podemos sentir na pele, ou melhor, no bolso, os efeitos da inflação e dos repasses financeiros. Isso pois quem sempre paga a conta é o consumidor final. Com esse pensamento temos que valorizar ainda mais nosso dinheiro. Além de ficar atento com cobranças abusivas, principalmente juros abusivos e tarifas ilegais embutidas em contratos de financiamentos.
Ao fazermos uma compra com cartão de crédito, empréstimo pessoal ou financiamento seja de imóvel ou de um veículo, ficamos tão empolgados que não levamos em conta o prazo ao qual estaremos comprometidos com a dívida.
Conforme o tempo passa, percebemos que o bem adquirido não vale exatamente a quantidade de parcelas que estão sendo pagas. É nessa hora que temos que procurar o contrato de financiamento. Ou seja, para verificar quais foram os valores realmente cobrados. Além das taxas de juros e tarifas contidas no mesmo, pois a maioria dos contratos de financiamentos contêm algum tipo de cobrança abusiva.
E como comprovar se há abusividade no contrato de financiamento?
Para comprovar se há ou não a abusividade no contrato, uma empresa especializada deve ser contratada para uma análise mais profunda. Um perito deve fazer o laudo contábil para que seja exposta toda cobrança identificada como abusiva. E esses valores devem ser solicitados em dobro judicialmente, com juros e correção monetária.
Há ainda situações de consumidores que não conseguem pagar os valores financiados e determinados nos contratos de financiamentos. Isso por motivos que não estavam previstos no momento de sua contratação. Como por exemplo a perda do emprego. O Código de Defesa do Consumidor – CDC em seu artigo 42 enfatiza que o consumidor que se encontra inadimplente não pode de maneira alguma ser exposto ao ridículo. Nem tampouco sofrer ameaças, prática essa comum exercida pelas assessorias de cobrança. Estas últimas desrespeitam os consumidores para atingirem suas metas.
Ao sofrer esses abusos como taxas de juros maiores do que as contratadas, tarifas embutidas ou ameaças e constrangimentos, os consumidores devem imediatamente procurar uma empresa séria e respeitada como a Life Credit, que irá tomar todas as providências cabíveis para os devidos ressarcimentos e indenizações.